Cap 1 – Neemias(Senhor consola) era copeiro do rei Artaxerxes do império dos persas, servia na fortaleza de Susã. O seu companheiro Hanani(Minha graça) voltou de Jerusalém e relatou o estado de miséria, desprezo, os muros destruídos e portas queimadas. Neemias compadeceu, lamentou, chorou amargamente, orou e jejuou por causa do seu povo. A oração foi para que o Senhor restaurasse Jerusalém.

Cap 2 – No período de Quislev a Nisã se passou quatro meses, Neemias foi servir vinho ao rei. O seu semblante era triste e o rei perguntou a razão. Orou rápido e pediu para ir a sua terra que estava destruída para reconstruir os seus muros. Logo, solicitou cartas para transitar livremente até chegar a Jerusalém e para adquirir madeiras para construir a sua casa e os muros da cidade. O rei enviou com Neemias oficiais e cavaleiros. Durante três dias ficou em Jerusalém e depois saiu para observar todas as ruínas da cidade e não contava sobre o seu intento de edificação. Até que anunciou para magistrados, nobres, sacerdotes e habitantes do favorecimento do rei e a mão do Senhor para edificação da cidade. Porém, Sambalate, Tobias e Gesém zombaram os judeus e ainda disseram que queriam rebelar contra o rei. Contudo, não tinham parte com eles naquela obra.

Cap 3 – Neemias conseguiu gerar a unidade de propósito de todos os habitantes para reconstruírem os muros, as torres e as casas em Jerusalém.

Cap 4 – Sambalate se irritou por causa da edificação dos muros. Ridicularizou os judeus e a obra que realizavam. Tobias disse que uma raposa derrubaria o muro. Neemias orou ao Senhor e o povo se motivou edificaram os muros até pela metade. Irritados por saberem do progresso da edificação. Os inimigos se juntaram para guerrear contra os judeus para atrapalhar a construção. Neemias orou e colocou guardas para vigiar. Porém, Judá estava com medo do inimigo entrar e matá-los, por motivo do cansaço da obra e muito trabalho ainda para ser feito. Houve uma advertência de judeus que moravam perto deles. Então, Neemias aumentou a guarda em pontos que podiam ser invadidos. E também os lembrou de que o Senhor estava com eles para lutarem com bravura pelos seus. Os inimigos souberam e viram que Deus frustrou o seu plano contra os judeus. Voltaram todos para edificação, porém, não estavam armados. Assim, todos edificavam a obra, uns vigiavam e outros trabalhavam. Neemias chamou a todos, quando shofar tocasse seria para se ajuntarem, porque estava longe, para se unirem a peleja e o Senhor estaria no meio deles. A obra em Jerusalém não parava, pedia que todos vigiassem de noite. Os homens de Neemias e ele nem tocavam a roupa sempre com armas na mão para vigiar.

Cap 5 – O povo reclamou da exploração dos nobres e magistrados contra eles. Estavam passando privações, fomes e ainda retiraram as suas posses de terra e animais. Então, Neemias ouviu tudo isso e fez uma análise apurada e confrontou os nobres e magistrados que estavam cobrando juros dos seus irmãos e tornando-os como escravos. Neemias e os seus servos trabalhavam e emprestavam o povo e não cobraram juros e nem exigiram nada. Neemias ordenou a devolução das coisas, a restituição da cobrança indevida. Fez que os sacerdotes jurassem e cumprissem esse acordo. Também declarou diante de todo povo que concordaram e fizeram esse tratado.

Cap 6 – Neemias terminou de edificar muros e as suas brechas, os inimigos convidaram-lhe com intento de fazê-lo mal. Mas enviou-lhes uma mensagem que não podia descer porque era uma grande obra e estava ocupado. Quatros vezes insistiram e ele deu a mesma resposta. Na quinta vez, um servo com uma carta aberta com mentiras para enganar Neemias e a fim de que deixasse a obra. Porém, confrontou sua mentira que Tobias tinha escrito. Semaías foi subornado por Tobias e Sambalate para armar uma emboscada de morte para Neemias. Porém, discerniu e descobriu a intenção e orou para os seus inimigos. A obra terminou em cinquenta e dois dias, as nações ficaram admiradas pela edificação porque o Senhor fizera.

Cap 7 – Os muros reedificados e portas colocadas. Foram designados os porteiros, cantores e levitas. Para governar Jerusalém nomearam Hanani irmão de Neemias e Hananias líder da fortaleza eram fieis e tementes mais do que os outros. A recomendação que as portas fossem abertas em pleno dia, que os porteiros fechem e tranquem após saírem do seu posto. Estabeleceu sentinelas do povo, alguns no posto e outros em suas casas. A cidade era grande, poucos habitantes e as casas estavam sendo reconstruídas. O Senhor colocou no coração de Neemias reunir os nobres, magistrados e povo para fazer o registro da sua genealogia.

Cap 8 – O povo se reuniu como um só na praça central diante da porta das águas. No primeiro dia do sétimo mês o sacerdote Esdras estava no púlpito diante de todo povo e leu a o livro da lei. O povo levantou e ouviu, concordaram e adoraram ao Senhor. Os levitas foram ensinar todos os habitantes para obedecerem à lei. Neemias o governador e Esdras o sacerdote e escriba declararam que aquele dia não era de tristeza, mas de alegria. Porquanto choravam e lamentavam pelos erros cometidos quando ouviam a lei. A ordem foi comer e beber para festejar aquele dia consagrado. Logo, entenderam e fizeram. Descobriram pela leitura da lei, que foi ordenado a fazerem a festa das Cabanas. Então, todos os habitantes montaram suas tendas em todos os lugares e comemoraram durantes sete dias e oitavo uma reunião solene.

Cap 9 – No vigésimo quarto dia se reuniram os filhos de Israel para se humilhar com jejum e roupas de saco. Apartaram-se dos estrangeiros e fizeram confissão dos pecados dos pais e os seus. Ficaram de pé e leram a lei durante 6 horas, após confessaram e adoraram ao Senhor por mais 6 horas. Os levitas gritaram em voz alta ao Senhor e fizeram uma oração que resultou em fazer um pacto firme para que assinassem os príncipes, líderes, levitas e sacerdotes, a fim de que não voltassem a desobedecer a lei de Deus e sofrer as consequências dos seus pecados.

Cap 10 – Houve as assinaturas dos líderes para o tratado escrito da aliança. Houve a organização, o comprometimento, as obrigações de todos, com a finalidade de a casa do Senhor não foi tratada desleixadamente.

Cap 11 – Os líderes do povo habitaram em Jerusalém, entre dez pessoas haveria um sorteio e um viria morar em Jerusalém e outros nove voltariam para suas cidades. Foi registrada uma lista com os nomes, quantidades, funções e tribos da divisão em Jerusalém e outras cidades.

Cap 12 – A lista do registro dos levitas e suas responsabilidades após a reconstrução das muralhas de Jerusalém.

Cap 13 – A purificação de Jerusalém e do templo, todas as alianças e casamentos mistos foram lançados para fora. O comércio feito do sábado. Neemias voltou da corte e recolocou todos nos devidos lugares para que o culto ao Senhor não cessasse.

Pastor Roberto Soares

Compartilhe