Cap 1 – Jesus foi descendente de Davi e de Abraão. Filho de Davi será rei sobre Israel (2 Sm 17:12-16, At 13:22-23). Filho de Abraão vai abençoar as famílias da terra (Gn 12:3, Gl 3:8). Quatro mulheres aparecem, são elas: Tamar, Raabe, Rute, Bateseba. Não é comum, é contada pelo homem. Divide em 3 gerações de 14: Abraão a Davi, Davi até o exílio da Babilônia e do exílio até Jesus. José pai adotivo de Jesus, Filho de Davi. José e Maria eram noivos. Ela apareceu grávida. Com efeito, a punição era a morte (Dt 22:22-23). Planejou desfazer o noivado porque era justo. Em sonho o anjo do Senhor se revelou e explicou que a gravidez era pelo Espírito Santo, podia tomá-la como esposa. Vai nascer um menino e o seu nome é Jesus (Salvador) dos pecados do seu povo, em cumprimento de Is 7:14. Fez o que anjo falou, não teve relações sexuais até nascesse e verificasse a verdade dos fatos.

Cap 2 – Os magos foram até Herodes para saber sobre o rei dos judeus. A estrela que os guiou (Nm 24:17). Ficaram perturbados e convocou as autoridades para saber onde nasceria. Na cidade de Belém como em Mq 5:2. Herodes com medo de perder o trono, enviou os magos para saber do menino para depois matá-lo. A estrela os guiou até a casa, onde estava Maria e o menino. Adoraram e entregaram presentes: ouro, incenso e mirra. Por revelação os magos foram embora. O anjo em sonho avisou José do plano de Herodes para matar o menino. Falou para ir para o Egito, em cumprimento de Oseias 11:1. Herodes sobre da fuga dos magos. Ordenou que matasse as crianças de 2 anos abaixo em Belém e cidades vizinhas. Cumpriu Jr 31:15. O anjo avisou que Herodes morreu para José e foi para terra de Israel. Porém, Arquelau reinava sobre Judá, com medo foi para Galiléia em Nazaré para cumprir o que foi dita pelos profetas: será chamado Nazareno.

Cap 3 – João é uma voz no deserto para preparar o caminho para o Cristo. Homem simples, que multidões vinham para serem batizados no Jordão, confessando os seus pecados. Porém, fariseus e saduceus sem frutos de arrependimento queriam investigar, eram orgulhosos e estavam condenados para ira vindoura. O juízo de Deus é imediato, pois são arvores que não dão bom fruto e cortado e lançado para o fogo. O cristo vai batizar com o Espírito Santo e fogo, João batizou com água era indigno diante do cristo de levar as sandálias. Jesus veio para ser batizado por João, houve hesitação, mas deveria cumprir o que é justo (II Co 5:21, Rm 3:23-26). Batizado e saiu das águas, uma pomba e uma voz do céu: Este é meu filho amado que tenho prazer.

Cap 4 – O Espírito leva Jesus para o deserto. Durante 40 dias ficou em jejum, teve fome. Satanás veio como tentador e foram 3 tentações: desejo da carne, desejo dos olhos e soberba da vida (I Jo 2:16). Jesus é filho de Deus como foi Adão (Gn 5:1-2). Adão fracassou na tentação e também Israel. Jesus venceu e Satanás saiu, os anjos vieram servir. Jesus iniciou o seu ministério porque João foi preso. Foi morar em Cafarnaum, na fronteira de zebulom e Naftali, em cumprimento de Is 9:1-2. Mensagem era: arrependei-vos e chegado o reino dos céus. Jesus chamou Simão e André, Tiago e João eram pescadores, deixaram os seus barcos, redes e o seguiram. A obra de Jesus por toda Galiléia: ensinando nas sinagogas, anunciando as boas novas do reino, curando enfermidades, dores. Sua fama correu por toda a Síria. Libertando endemoniados, epiléticos e paralíticos. Multidões viam de todas as partes.

Cap 5 – No monte Jesus como mestre ensinou os seus discípulos (seguidores). A multidão ouviu sobre a perspectiva do reino dos céus ou de Deus. Israel estava debaixo do domínio de Roma. O termo Bem aventurado significa abençoado e feliz. As características dos cidadãos do reino são: pobre de espírito, os que choram, os mansos, fome e sede justiça, misericórdia, pureza de coração e pacífico. A perseguição, a injuria, a mentira que sofrerão por causa da justiça e o nome de Jesus será recompensado no reino. O sal foi uma substância usada nas alianças dos sacrifícios para se tornarem perpetuas (Nm 18:19, 2Cr 13:5). Então, os discípulos serão sal que não pode perder o sabor para pregar nova aliança que é Cristo para o mundo (Hb 9:15-22). Os discípulos serão luz para o mundo, o objetivo é iluminar e mostrar Cristo. Será por meio das boas obras que os homens glorificarão o Pai Celestial. Jesus não veio destruir a lei e nem os profetas e sim trazer o pleno entendimento. Enquanto existe o mundo que conhecemos, não pode deixar de trazer o entendimento a todos os mandamentos. Será punido o que deixar de ensinar e será recompensado o que ensina. A justiça dos discípulos deve superar dos fariseus e escribas para entrar no reino dos céus. O ensino dos antigos foi citado pelo Senhor Jesus. Através dos mandamentos e explicações trouxe a compreensão profunda. Não matarás se tornava réu de juízo, da mesma maneira que se irasse sem motivo contra o irmão, o chamasse de Raca(vazio) réu do sinédrio, chamasse louco réu do inferno. Reconciliar com irmão era urgente, mas que a oferta do altar. A fim de que o adversário não levasse ao juiz, para ser entregue ao oficial para prisão. Deve pagar tudo que deve. O adultério para ser comprovado era por testemunhas. Jesus disse que o olhar com cobiça impura já adultera. Então, o que faz tropeçar, seja o olho e a mão direita remova, para não ir para o inferno. O casamento é sagrado, porém, o divórcio se tornou comum. Jesus disse para se divorciar fosse por prostituição, não teria validade e seria adultério. Não jurarás falso. Os votos que são feitos com Deus é necessários cumpri-los. Porém, não use o juramento de modo nenhum. A palavra deve ser sim ou não, o que passa disso é do maligno. Deus jura e cumpre, mas o homem é falha. A lei da indenização, olho por olho e dente por dente. Jesus disse que o nosso direito é renunciado, para que o Senhor seja o juiz da causa. Os judeus odiavam os romanos. Os seus compatriotas eram amados. Porém, Jesus disse: ame vossos inimigos e orem pelos os que vos perseguem e vos maltratam. O objetivo é ser como o Pai Celeste, que ama a todos iguais. Contudo, se não amar desta forma não será diferente que o publicano e gentio. Jesus disse ser perfeito como é perfeito o Pai Celestial.

Cap 6 – Jesus ensinou que as boas obras de Justiça não são para a nossa própria vanglória. Se realizarmos para que os homens vejam nossas esmolas, a nossa recompensa não virá de Deus. Não devemos ser hipócritas, tocando trombeta nas ruas e de pé na sinagoga. O que faz a mão direita, a esquerda não espere recompensa. Então, é necessário que seja no secreto nossa esmola, afim de que possamos receber a recompensa de Deus. A oração não deve tem motivo de enaltecimento pessoal, não deve ser como os hipócritas que oram em pé e nas esquinas de rua. Seja a sua oração em secreto, entrando e fechando a porta do quarto, vai receber recompensa de Deus. Não faça orações vãs repetidas, porque são os gentios que acham que no muito falar vão alcançar. Pai sabe de tudo que precisam, antes de pedi-lo. A oração que foi ensinada pelo Senhor é marcada pela intimidade de filho com o seu pai. O filho que honra o pai por meio do seu nome. O filho que serve seu pai e faz sua vontade. O pai e filho juntos comendo o pão na mesa diariamente. Aprende a perdoar os pecados do próximo como o Pai nos perdoa. Não sermos rebeldes e cair na tentação e ser livre do mal. O perdão é um mandamento a ser feito, a fim de que possamos receber perdão. O jejum é uma praticada habitual do povo judeu. O jejum era forma de buscar a salvação de Deus. É a maneira de restringir e se afligir a sua alma, para que Deus recompense. O jejum não era para ser visto pelos homens, como os hipócritas. A aparência desfigurada, triste foi proibida, unge a cabeça e lave o rosto. Jejum é no secreto, a fim de que recebesse a recompensa de Deus. O alerta dos tesouros da terra, que são passageiros que a ferrugem corrói e o ladrão rouba. No céu é durável e ninguém rouba, é onde devemos ajuntar. O coração estará onde o tesouro se encontra. O olho bom é luz para todo o corpo, isto é generosidade. O olho mal é trevas para todo o corpo, isto é o mesquinho. Não podemos servir Deus e o dinheiro, ama ou odeia, dedica ou despreza. A vida do homem não pode ser tomada pela ansiedade. Não deixar que os cuidados nos tornem desesperados e medrosos, quanto o Senhor preocupa conosco para a nossa sobrevivência. Os pássaros que não fazem nada por si mesma, o Senhor cuida dele e valemos mais do que eles. Salomão em sua glória nunca se vestiu como lírio, que hoje não existe porque é lançada no fogo. Então, não vamos agir como gentios, que andam ansiosos, para comer, beber e vestir. Deus sabe que necessitamos. Busque primeiro o reino dos Deus e sua justiça, serão acrescentados o que necessitamos. O dia é mal, não devemos ser inquietos, deixe o dia cuidar de si mesma.

Cap 7 – O ensinamento do julgamento de Jesus é mal entendido. A palavra grega é Krino que significa: corretamente, para separar, chegar uma escolha, definir o positivo (decisão de um favor) e negativo (que rejeita e condena). A instrução foi que primeiramente, o discípulo se avaliasse, a fim de pudesse claramente julgar e ajudar o seu próximo. Então, se não estiver qualificado será o hipócrita (grego: julgar sob; duas caras, falso). (v6): O cão e o porco são animais impuros, são os ímpios gentios. As coisas santas e perolas são os ensinamentos do reino dos céus. A doação e lançar essas preciosidades serão desprezados pelos homens maus. (v7-12): Existe a lei da dependência do homem ao seu Criador. O homem não pode receber nada se não vier de Deus. Por motivo, que haveria outra fonte da existência. Pedir, buscar e bater a porta. Em consequência, recebe, encontra e abre a porta. A comparação dos pais que são maus e sabem dar coisas boas aos filhos. Quanto mais, o Pai que dos céus dará boas dádivas. Faça para o seu próximo o que você deseja que seja feito para ti, é essência da lei e dos profetas. (v13-14): Existem dois caminhos e duas portas. O caminho apertado e a porta estreita, poucos entrarão, mas será para vida eterna, este é Jesus. O caminho espaçoso e a porta larga, muitos entrarão, mas é para perdição, não receberão Jesus. (v15-20): O ensinamento quanto aos falsos profetas, exteriormente parecem ovelhas, mas são lobos. O falso profeta vai ensinar uma doutrina de engano contra o Senhor. Assim, a essência da lei e dos profetas será mudada. Através do procedimento diário das suas ações serão conhecidas, se são discípulos do Senhor Jesus. Será como a boa árvore que dá bom fruto, não pode dar maus frutos. Se o fruto for mau, será cortado e lançado no fogo. Conhece a árvore pelos seus frutos. (v21-23): Falar no nome Senhor é uma representação. No entanto, muitos estão sendo falsos representantes. Por motivo, que não fazem a vontade dele e então não terão entrada no reino dos céus. Estão profetizando, expulsando demônios e realizando milagres. Naquele dia, o dia do julgamento, o Senhor vai dizer que não os conhecem, pois praticam iniquidade (grego: anomia: ilegalidade, a: não, nomos: lei. Não há lei). Ou seja, desrespeitando a sua lei ou palavra de Deus. (v24-27): Dois construtores, um edifica na rocha e outro na areia. Um é prudente e outro tolo. Os fenômenos da natureza não destroem a casa na rocha, mas na área é destruída. O que ouve e pratica a palavra de Jesus estar firme com a pedra, que apenas ouve não pratica está insegura como areia. (v28-29): O ensinamento acabou e o povo ficou admirado. Os escribas ensinavam pela autoridade de outros mestres. Jesus ensinou com sua autoridade divina

Cap 8 – Um leproso chegou até Jesus, adorou-o e pediu a cura se fosse seu desejo. Jesus o tocou e ficou purificado. Disse não conte a ninguém e leve a sua oferta para sacerdote (Is 35:8, Lv 5:2-3). Em Cafarnaum, o centurião chegou até Jesus. Pediu a cura para o seu criado doente em casa. Jesus saiu para curá-lo, porém, não sentiu digno de recebê-lo. Pediu que enviasse uma palavra de autoridade, pois reconhecia esse princípio e vivia. Admirou Jesus dessa fé, e declarou que os gentios virão para participar do reino de Deus. Os filhos do reino podiam não aceitar o chamado, grande dor e trevas para essa rejeição (Is 65:1, Rm 9:30). O centurião saiu e naquela hora o seu criado foi sarado. Jesus entrou na casa de Pedro. A sua sogra estava doente. Tocou-a e foi curada. Levantou e o serviu. A fama espalhou e trouxeram doentes e endemoniadas. Curou a todos e expulsou os espíritos malignos, cumpriu-se a profecia (Is 53:4-5). A multidão aumentou e decidiu passar para outro lado. O escriba desejou segui-lo, porém, Jesus disse que existem grandes privações e renúncias. Outro pediu para sepultar o seu pai, não havia tempo para isso. No barco Jesus dormiu, a tempestade se levantou e os discípulos ficaram com medo de morrer. Acordaram Jesus e repreendeu o vento e o mar. Perguntaram: quem é este que ventos e mar obedecem (Pv 30:4). No território dos gadarenos, dois homens endemoniados ajoelharam diante de Jesus, disseram: Filho de Deus veio para nos julgar. Mandou que calasse e pediram que fossem enviados nos porcos que se lançaram no precipício. A fama chegou à cidade e pediram Jesus para sair do meio deles.

Cap 9 – Voltou para Cafarnaum e trouxeram-lhe um paralítico que o curou. Olhou para fé deles e disse: estão perdoados os seus pecados. Os religiosos pensaram: blasfemava, porque só Deus perdoa pecados. Fez para que soubessem que o filho do homem tem poder para perdoar pecados. Jesus chamou a Mateus que era coletor de impostos. Fez um jantar e os amigos pecadores assentados na mesa. Houve critica dos religiosos. Jesus disse que os doentes precisam do médico, o entendimento da misericórdia e não do sacrifício aparente. O chamado é para os pecadores arrependidos. Perguntaram a Jesus sobre o jejum. Pois, os seus discípulos não jejuavam. Jesus explicou que na festa não há tristeza, então, enquanto o noivo se encontra com eles, não há necessidade de jejuar e se for retirado assim precisa. O vinho novo e odre velho, ou remendo novo e roupa velha. O significado é que será inútil e uma perca de trabalho. Mas se fazer no tempo certo e da maneira certa tem utilidade. Houve um pedido de um chefe dos judeus para que Jesus colocasse a mão em sua filha que estava morta. No caminho uma mulher com fluxo de doze anos tocou nas franjas da roupa de Jesus e foi curada. Jesus disse que a sua fé a salvou. Na casa de Jairo havia pranto e alvoroço, Jesus afirmou que estava viva e todos zombavam dele. Retirou o povo, tomou-a pela mão e a ressuscitou. Espalhou essa notícia em todos os lugares. Dois cegos seguiram a Jesus, clamou filho de Davi tem compaixão de nós. Na casa perguntou-lhe se acreditava que podia fazer, então, pela fé receberam a visão curada. Saíram, não ficaram em silêncio e falaram do milagre. Jesus expulsou o demônio de um homem mudo e começou a falar. O povo se admirou, os religiosos disseram que é pelo poder dos príncipes de demônios. Jesus andou em todos os lugares ensinando, pregando, curando os males. Jesus olhou com compaixão para povo, que estavam cansados e perdidos como ovelhas sem pastor. Pediu para os seus discípulos orarem para que enviassem trabalhadores para seara.

Cap 10 – (v1-4): Jesus chamou os doze discípulos deu-os poder para expulsar demônios e curar doentes e seus males. Os seus nomes eram: Pedro, André, Tiago e João, Felipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago filho de Alfeu, Tadeu, Simão zelote e Judas Iscariotes. (v5-6): O destino são os judeus e não os gentios neste momento. (v7-8): Pregar a chegada do reino dos céus. Com sinais, como: cura, limpar leprosos, ressuscitar mortos e expulsar demônios. É um dom recebido e é um dom dado. (v9-10): Não precisa de ouro, prata, cobre e bolsa de viagem, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajados e digno é o trabalhador do seu salário. Ou seja, não é o meio de enriquecimento e vai depender dos cuidados da provisão divina. (v11-13): Na cidade ou aldeia que entrarem, procure uma casa digna para recebê-los e hospedá-los. A casa vai receber a paz, se não for digna retorne a benção para vocês. (v14-15): Se por acaso ninguém os receber, saíam daquela cidade e remova o pó dos pés, como sinal que não serão culpados pelas aquelas vidas. Porém, o rigor de juízo para aquelas cidades serão maiores do que Sodoma e Gomorra. (v16-18): Serão como ovelhas no meio de lobos. Tenha sabedoria da serpente, a simplicidade da pomba. Serão entregues para as autoridades religiosas e políticas serão chicoteadas, para que o testemunho seja dado a Israel e outras nações. (v19-20): Não se preocupar com as palavras naquele momento, pois, o Espírito Santo falará em sua defesa. (v21-23): A oposição será terrível, vão entregar o irmão para morte, o pai mata o filho, e o filho o pai. Vão odiar os discípulos por causa do seu nome, mas que não desistir será salvo. A perseguição será real, fugir para outra cidade até que o filho do homem venha. (v24-28): O discípulo será como o mestre e servo como o seu Senhor. Jesus foi chamado Belzebu, os seus também serão perseguidos. A verdade será revelada na luz, não ficará encoberta. A pregação não pode ficar escondida. Não temer o homem que mata somente o corpo, tema a Deus que mata o corpo e alma para o inferno. (v29-31): O Senhor Deus é que está no controle de tudo, até daquilo que é pequeno, somos importantes e não devemos temer. (v32-33): Não podemos deixar de confessar a Cristo, pois a nossa negação, será julgado diante de Deus e os anjos. (v34-37): Jesus não trouxe a paz terrestre e sim a paz com Deus. A espada é o meio de divisão entre a confiança verdadeira em Cristo, que vai trazer que até mesmo os da casa serão inimigos entre si. O amor do Pai para o filho, o filho para o pai, não poderão ser maiores do que o amor que temos para com Jesus, pois não seremos dignos dele. (v38-40): Existe uma renúncia pessoal, como a cruz que foi de Cristo para salvar os pecadores. Se quisermos ganhar o mundo, perderemos a salvação e se perdermos, ganharemos a vida de Cristo. Quem recebe os seus discípulos recebe Jesus e recebe o Pai. (v41-42): Quando recebemos ou honramos alguém, somos recompensados. Os discípulos são pequenos e quem os recebe, dando-lhe até o copo de água fria, serão recompensados.

Cap 11 – (v1-6): Jesus instruiu seus discípulos. Saiu para pregar e anunciar o reino em outras cidades. João estava preso. Enviou dois discípulos, para que pudessem ter a certeza se era o messias prometido. Jesus operou sinais e pregou aos pobres como resposta a ser levada. Abençoado quem não se escandaliza em Jesus. (v7-15): Jesus falou sobre João. A voz do que clama no deserto, o mensageiro para preparar o caminho ao Senhor. Aquele que veio como o profeta Elias. Nascido de mulher não havia nenhum maior, no reino era o menor. A lei e os profetas falaram até João, agora, será por Cristo. O reino era apoderado por força e violência será através da graça. (v16-19): A geração é inocente, sem responsabilidade e sem entendimento. João veio e disseram que é um demônio. O filho do homem é um comilão e beberrão, amigo dos pecadores. Não há sabedoria para entender o propósito de Cristo. (v20-24): Jesus operou prodígios em cidades. No entanto, não houve arrependimento da parte delas. Se tivesse acontecido em Sodoma até hoje existiria. Então, o juízo será maior para essas cidades que viram os seus sinais. (v25-27): Jesus agradece o Pai pela revelação do evangelho aos pequeninos e não sábios e grandes. Por meio do Filho que o Pai vai ser revelado para as pessoas. (v28-29): Jesus chamou os oprimidos e sobrecarregados para libertá-los e aprender com Ele para descanso da alma. O seu fardo é leve e seu jugo suave.

Cap 12 – (v1-8): No sábado os discípulos colheram espigas e comeram. Os fariseus os condenaram, pois não é licito. Porém, o Senhor Jesus explicou que Davi e seus homens comeram pães proibidos e ainda os sacerdotes não são condenados por violar o sábado. Não entendem a misericórdia em seu julgamento. O filho do homem (Jesus) é Senhor do Sábado. (v9-13): Jesus curou um homem com a mão mirrada no sábado, sem aprovação das autoridades da sinagoga. Importavam mais com seu gado que com aquela vida. (v14-15): Tramaram para matar a Jesus. Por isso, saiu e a multidão foi com ele e foram curados. (v16-21): A obra de Jesus seria concluída depois da morte e sua ressurreição. Assim, não podia contender e nem tampouco anunciar abertamente a sua missão, por isso, ficou em secreto até anúncio pelos apóstolos. (v22-28): Jesus curou o cego e mudo. Disseram que fez pelo poder de Belzebu. Assim, Jesus disse que o reino será divido se Belzebu expulsasse os seus domésticos e seriam seus juízes. Mas se for pelo Espírito de Deus é chegado o reino (v29-32): A blasfêmia contra o Filho do homem é perdoada, mas contra o Espírito de Deus não. (v33-37): O julgamento dos fariseus é errado. Não podem dizer de coisas boas sendo maus. Todas as palavras vão ser cobradas, serão para justificação ou condenação (v38-45): Pedem um sinal para Jesus confirmar seu ministério. A geração é má e infiel. O sinal é para arrependimento e sabedoria, que será na ressurreição de Cristo. Como foi com Jonas em Nínive e a rainha de Sebá que veio até Salomão. Faz uma comparação com o espírito maligno que sai e volta para a casa que não se tornou edificada. O estado se tornou pior e como essa geração. (v46-50): Jesus com os seus discípulos, foi procurado por seus parentes. Assim, Jesus disse que os seus parentes eram os que estavam com Ele e fazia a vontade de Deus.

Cap 13 – (v1-2): Jesus saiu de casa. Uma multidão ajuntou aos seus pés para aprender. Entrou no barco e sentou. (v3-8, 18-23): Fala da parábola do semeador que saiu a semear em quatro tipos de solos diferentes. Os três primeiros não tiveram sucesso para frutificar, apenas o último. Explicou que é a pregação do evangelho para as pessoas, onde pessoas não entendem e o diabo a rouba. Outros que recebem com a alegria, mas a tribulação faz deixar o Senhor. Os cuidados deste mundo e a ilusão da riqueza não deixa servir a Deus. Por último que ouve e compreende produz frutos segundo a sua capacidade. (v9-17): Os discípulos perguntaram a Jesus: qual era o motivo por ensinar em parábolas. A resposta que eles conheceriam o mistério do reino. Porém, outros não. Quem tem será lhe dado mais e os outros que nada tem serão tirados. O povo estava endurecido, os sentidos espirituais como audição, visão e discernimento estavam doentes. Assim, o povo não se voltaria a Jesus e não seria curado. (v24-30, 36-43): Jesus falou da parábola do joio e trigo. Os discípulos queriam a explicação. A boa semente é os filhos do reino, o joio os filhos do maligno. Jesus plantou trigo e o Diabo o joio. O campo é o mundo. Vão crescer juntos até a ceifa, que é o fim dos tempos. Os anjos são ceifeiros, vão recolher os filhos do maligno para lançar no fogo da condenação. Os filhos do reino vão brilhar no reino do seu Pai. (v31-35): Duas parábolas sobre o crescimento, um grão de mostarda que transforma em árvore. E a outra, o fermento em três medidas de farinha até que cresce. Jesus falou tudo em parábolas para cumprimento das escrituras. (v44-50): Duas parábolas que ensinam da busca, da renúncia e a venda de tudo por causa do valor do reino. A outra é da separação dos justos e maus no final dos tempos. (v51-53): O entendimento dos discípulos foi comparado ao sábio que tira coisas velhas e novas, para quando tem necessidade. (v54-58): Jesus foi ensinar em sua pátria. Ninguém entendeu sua sabedoria, questionavam, pois conheciam os seus familiares. Então, Jesus disse que o profeta não tem honra em sua casa. Não fez maravilhas por causa da incredulidade deles.

Cap 14 – (v1-12): Herodes pensou que Jesus era João. Herodes prendeu João, na festa de aniversário o matou e cortou a cabeça. Foi sepultado pelos seus discípulos. (v13-21): Jesus foi para um deserto e curou os enfermos. Ficou tarde, seria despedida a multidão, porém, Jesus quer alimentar a todos. Só tinha cinco pães e dois peixes. Abençoou e os discípulos repartiram para mais de cinco mil pessoas e sobraram doze cestos. (v22-32): Jesus despediu a multidão, os seus discípulos foram de barco para o outro lado. Depois que orou, na quarta-vigilia Jesus andou sobre as águas, assustaram pensando que era um fantasma. Mas Pedro pediu para ir até Jesus, andou, mas o vento soprou, afundou e pediu ajuda. Jesus o tomou e disse que tinha pouca fé. A tempestade parou e adoraram a Jesus. (v34-36): Em Genesaré reconheceram a Jesus e trouxeram os enfermos, em respeito tocasse apenas na veste para ser curado.

Cap 15 – (v1-20): Os líderes religiosos judaicos que vieram de Jerusalém criticaram os discípulos de Jesus. Pelo motivo que não lavaram as mãos antes da refeição. A questão era que o lavar as mãos era uma rito de purificação da tradição antiga e não um mandamento. Os religiosos queriam aproximar de Deus por meio de uma oferta de relacionamento. Porém, não cumpriam o mandamento de honrar pai e mãe, maldiziam os mesmos. A hipocrisia prevalecia, o coração estava longe e adoração era em vão. A orientação era cega. Não era o alimento que era ingerido e sim o que sai pela boca que contamina as pessoas. O coração está cheio de coisas boas ou ruins. (v21-28): A mulher Cananéia veio até Jesus para pedir que tivesse misericórdia da sua filha que estava endemoniada. Jesus veio para Israel e não para os gentios. No entanto, a sua fé e persistência fez que o Senhor abençoasse a sua filha. (v29-39): Perto do mar da Galiléia, o Senhor Jesus subiu ao monte. Fez curas miraculosas e o povo glorificou a Deus. Depois de três dias, Jesus compadeceu do povo e não queria mandá-los embora com fome. Chamou os seus discípulos, a fim de que alimentassem. Argumentaram que tinha sete peixes e alguns pães. A multidão era mais de quatro mil. Jesus abençoou os alimentos, os discípulos repartiram e sobraram doze cestos cheios.

Compartilhe