Cap 1 – Jesus é verbo da vida que criou o universo. Deus se tornou em carne para ser a luz e a vida para os homens. Isto aconteceu na figura do filho. João veio para falar do Cristo. Tornamos-nos seus filhos pela fé em Cristo. Alguns acharam que João era o messias, logo, disse que não era, mas que o Messias batiza com o Espírito Santo e ele com água. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado. André e João começaram a seguir a Jesus. E acharam Natanael que foi um homem sem dolo, que reconheceu a Jesus.

Cap 2 – Jesus e os seus discípulos participaram de uma festa de casamento. Houve o primeiro milagre, água foi transformada em vinho. Jesus no templo foi contra o sistema corrompido e expulsou todos os cambistas. Perguntaram-lhe que autoridade fazia aquilo, referisse ao sinal de destruir o templo em três dias. Não dizia do templo de Jerusalém e sim sobre a ressurreição de sua vida.

Cap 3 – Nicodemos encontra com o Senhor Jesus. É confrontado pelo novo nascimento para entrar no reino de Deus. Não entende nada, porque são coisas espirituais reveladas. Deus ama a humanidade e dá seu único filho para salvação e não a condenação eterna. Há um debate sobre purificação dos discípulos de João a respeito do batismo que os discípulos faziam em nome do Senhor. Assim, João definiu que Jesus é o filho de Deus para crê nele para vida eterna e não se tornar rebelde para ira de Deus.

Cap 4 – Jesus é a água da vida que se apresentou a uma mulher samaritana que a transformou verdadeiramente. Onde buscava adoração verdadeira e não achava. Até no momento que confessou com o Senhor Jesus. Foi até a cidade e contou sobre Jesus. Dizendo que era o cristo e revelou o seu vazio. Assim, muitos foram evangelizados e se creram em Cristo. O segundo milagre aconteceu que o filho de uma nobre estava doente. Pediu que o Senhor Jesus fosse para curá-lo. No entanto, o Senhor enviou uma palavra e o pai creu e o seu filho foi curado.

Cap 5 – Um paralítico é curado pelo Senhor no dia de sábado. Logo, foi perseguido porque se igualou a Deus. Assim, o Senhor Jesus revelou que o Filho é a única maneira de conhecer, ver e receber a graça do Pai. Tudo foi entregue para Filho para trazer à salvação a humanidade pecadora.

Cap 6 – Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Alimentou milhares. Depois, a noite andou sobre as águas que os discípulos ficaram com medo, mas o receberam. A multidão foi atrás de Jesus por causa do pão para matar a fome e não pelo sinal da salvação. A ordem foi trabalhar pelo pão da vida que é Jesus que desceu da parte de Deus para eternidade. Quem não participar do mistério que foi morte e ressurreição não tem a salvação da alma. Logo, muitos foram embora pelo discurso duro. Até que os doze não foram, porque sabia que só Jesus tinha palavras de vida eterna.

Cap 7 – Jesus estava na festa dos tabernáculos, se manifestou dizendo que batizaria com o Espírito Santo após a sua ressurreição. Todos queriam matá-lo e não tinha chegado a hora.

Cap 8 – A mulher é acusada de adultério diante do Senhor Jesus. Porém, identificou a condição pecaminosa de todos que a condenava. Não a condenou e disse que não pecasse novamente. Jesus é a luz do mundo. O seu testemunho é verdadeiro que é dada pelo Pai e é legítimo o seu julgamento. A permanência do pecado do povo vai guiá-los para morte. Porquanto, não conhecessem o Pai e nem o Filho. Conhecer a verdade e o filho se liberta da morte. O povo vive na mentira e tem o pai como diabo. Abraão viu o dia de Cristo para salvação e desejaram matar Jesus e que saiu do meio deles.

Cap 9 – O Senhor Jesus curou um cego de nascença. A origem foi para glória de Deus, passou lodo e o enviou para lavrar no tanque de Siloé. Este homem foi chamado para dá justificativa deste milagre. Foi feito no sábado. Os doutores repreendiam e nem aceitavam o milagre de Jesus. Porém, ficou firme no seu testemunho até que encontrou Jesus e creu nele.

Cap 10 – Jesus é o bom pastor para salvar e a porta para o paraíso. As ovelhas estão sujeitas ao mercenário e o ladrão. Podem ser enganadas e destruídas. O aprisco é o local de congregar para eternidade, a ovelha conhece a voz do pastor e não é arrebatada pelo inimigo. Na festa da dedicação, os judeus queriam que Jesus afirmasse se era o cristo. Não entendiam a sua palavra e nem conheciam que o Pai e o Filho são um. Queriam matá-lo por apedrejamento, porque se fazia igual a Deus. Jesus disse que também eram deuses conforme a palavra direcionada. Vamos nos tornar igual ao Pai quando fazemos as mesmas coisas.

Cap 11 – Jesus ressuscitou a Lázaro no quarto dia. Apresentou-se como a ressurreição da vida para todo aquele que crer. Contaram para os judeus sobre a ressurreição do Lázaro, logo, planejaram que Jesus devia morrer pela nação, foi profetizado pelo sumo sacerdote Caifás.

Cap 12 – Em Betânia Jesus foi ungido com nardo puro pela Maria. Representou para o seu sepultamento. Muitos vinham ver Lázaro por causa da ressurreição. Jesus entrou montado no jumentinho e recebido com ramos como rei em Jerusalém estava próximo à festa de Páscoa. Os gregos queriam ver, a voz de Deus soou para que todos cressem em Jesus.

Cap 13 – Jesus lavou os pés dos seus discípulos como exemplo de servir. O traidor é identificado que é Judas Iscariotes na ceia da páscoa, comeu o pão molhado. O novo mandamento é amar como Cristo ama e serão conhecidos como discípulos. Fala da sua morte e Pedro disse que morreria junto, disse que negaria três vezes antes que o galo cante.

Cap 14 – Jesus falou na morada eterna que foi preparar. O caminho que leva a Deus é o próprio Jesus. Quem vê, ouve, conhece a Jesus, está com Pai. As obras, as ações, as palavras, o ensino, os sinais são de Deus. Assim, que crer em Jesus faz as mesmas obras e maiores. Pedir em nome de Jesus para glorificar a Deus. O consolador, o Espírito da verdade vem da parte de Deus, para que tenhamos relacionamento com o pai e não ficarmos órfãos. Vai ensinar e lembrar-se de tudo que Jesus falou porque vai para junto do Pai que enviou. O príncipe deste mundo que é Satanás não tem nada com Cristo.

Cap 15 – Jesus é a videira, o pai o agricultor e os discípulos são varas. As varas dão frutos, ou seja, resultado da união com videira. Isto é a relação do discípulo com Senhor Jesus. O amor é a essência para produzir salvação das almas. Não podemos continuar como mentalidade de servos e sim de amigo. O Espírito da verdade vai dá testemunho de Cristo.

Cap 16 – A perseguição virá sobre a igreja e matarão os discípulos de Cristo. Jesus vai para o Pai e o Espírito Santo vem para convencer do pecado, juízo e justiça. O Espírito Santo vai guiar em verdade, ensinará das coisas futuras. O Senhor Jesus está preparando-lhes para sua morte e ressurreição, que não vão ficar sozinho. Jesus ensinou que devem pedir ao Pai, que vai conceder, porque os amam. Jesus disse que teriam aflições, mas venceu o mundo e que tenham paz nele.

Cap 17 – Jesus orou ao Pai, para glorificá-lo em sua obra realizada e homens que foram entregues para conhecer o mistério de Deus, que é Cristo. A vida eterna é: conhecer ao Deus único e a seu filho. Agora, o mundo não vai tê-lo fisicamente, mas deixará a sua extensão que são os discípulos ou a igreja. Pede para guardá-los do mundo, pela razão que não são deste mundo. Sejam santificados pela palavra da verdade. Orou por outras pessoas que crerão Nele como Salvador. A unidade do Pai e do Filho é perfeita. Então, a mesma glória de unidade deve ser entre os irmãos para que creiam que somos enviados pelo Senhor Deus.

Cap 18 – Jesus foi traído por Judas que levou homens da parte dos sacerdotes. Adiantou-se em perguntá-los a quem procurais. O Senhor Jesus se revelou como Eu sou, logo, todos caíram em terra. Quando prenderam ao Senhor Jesus, Pedro cortou a orelha de Malco o servo do sacerdote. O interrogatório foi na casa de Caifás por Anás seu genro, acusando lhe e não acharam nada para condenarem. Então, levaram para Pilatos, para ser julgado e morto na lei universal romana. Pilatos não encontrou nenhum pecado para matá-lo e perguntou como é de costume libertar o preso, logo, escolheram Barrabás um malfeitor.

Cap 19 – Jesus foi humilhado, chicotearam-lhe, colocaram a coroa de espinhos, bofetearam-lhe, até que Pilatos tentou salvá-lo, o seu crime para os principais do judeu foi ser filho de Deus. O povo agitado e para que não continuasse, Pilatos levou para crucificação no Gólgota. A inscrição da placa Jesus Nazareno rei dos judeus, escrito hebraico, grego e latim. João com Maria Mãe de Jesus e outras mulheres na crucificação. Jesus teve sede, oferecendo-lhe vinagre e bebeu, disse: está consumado e entregou o seu Espírito. Travessaram uma lança, água e sangue. Não quebraram as suas pernas. Retiraram a Jesus da cruz, José de Arimáteia e Nicodemos, a preparação do sábado estava próxima.

Cap 20 – A ressurreição de Jesus presenciada por Madalena, contou aos discípulos que foram ver e não viram a Ele no sepulcro. Jesus apareceu para Madalena e foi para o Pai. Chegou aos discípulos que estavam no cenáculo com portas fechadas. Alegraram-se e falou coisas concernentes da obra deles. Tomé não estava em casa, porém, não acreditou e Jesus mandou que tocasse nos furos do seu corpo. Para ser bem-aventurado, é quem não viu e creu.

Cap 21 – Jesus apareceu para os seus discípulos e comeu com eles na pescaria. Pedro foi confrontado para que entendesse o amor que tinha pelo Senhor Jesus e apascentar o rebanho de Deus.

Pr. Roberto Soares

Compartilhe