Cap 1 – Ciro o rei da Pérsia proclamou um decreto para reconstruir o templo em Jerusalém como foi profetizado pelo Senhor. Ordenou que todos ajudassem com recursos financeiros e ainda que os judeus se retornassem para a terra. Entregou para Sesbazar príncipe de Judá os utensílios que foram levados do templo pelo Nabucodonosor. c

Cap 2 – Lista de habitantes da província de Judá que foram cativos na Babilônia. Eles voltaram para Jerusalém e Judá, cada um a sua própria cidade. Foram sacerdotes, levitas, servidores do templo e descendentes dos servos de Salomão. O total dos cativos foi: 42.360 habitantes, 7.377 servos e servas, 200 cantores e cantoras. 736 cavalos, 245 burros, 435 camelos, 6.720 jumentos. Os líderes deram ofertas voluntárias segundo sua posse para a obra do templo.

Cap 3 – No mês sétimo reuniram o povo como um só. A iniciativa foi de Jesua o sacerdote, os levitas e Zorababel para levantaram o altar e fazer o serviço do templo diário. Depois celebraram a Festa das Cabanas. Os recursos foram dados para começar os fundamentos do templo e levitas acima de 20 anos foram levantados para supervisionar e quando viram os antigos houve choro, alegria, o serviço de adoração conforme Davi tinha constituído.

Cap 4 – Os inimigos do povo Judeu desejaram reconstruir o templo com eles. Zorababel e os líderes não aceitaram. Portanto, os inimigos da região fizeram de tudo para que a obra fosse impedida. No reinado de Artaxerxes o comandante Reum e secretário Sinsai escreveram uma carta com conteúdo mentiroso. Depois da leitura o rei mandou que parasse a obra e usaram de violência e força e suspenderam até o rei Dário.

Cap 5 – Os profetas Ageu e Zacarias encorajaram a Zorababel e Jesua o sumo sacerdote para edificar as obras. No entanto, os governantes Tatenai e Shetar Boznai questionaram a obra do templo e edificação do muro. Logo, escreveram uma carta com um relatório sobre os fatos dos acontecimentos que os judeus estavam realizando em Jerusalém. Logo, esperavam uma decisão do rei Dário.

Cap 6 – O rei Dário mandou investigar os documentos e achou o decreto de edificar e pagar todas as despesas no tesouro do rei. A sua carta resposta foi para que a obra não parasse e todos os recursos fossem liberados para os judeus. Então, chegou até Tatenai e seus companheiros que não mais impediram. Os judeus concluíram no mês de Adar (março e abril) no sexto ano de Dario. Fizeram a dedicação do templo, se organizaram conforme o Senhor ordenara. No dia 14° do 1° mês foi celebrada a Páscoa. Os levitas e sacerdotes estavam puros. Fizeram os sacrifícios durante 7 dias e os pão sem fermento.

Cap 7 – Esdras o sumo sacerdote e escriba veio para ensinar o povo para guardar a lei de Moisés. Dario concedeu-o autoridade para que levantasse magistrados e juízes para julgar sobre todo o território de Judá. Todos os benefícios para os servidores do templo, sacerdotes e levitas, e ainda não cobrariam impostos deles.

Cap 8 – Esdras subiu com o grupo de cativos para Jerusalém para se organizar o serviço sacerdotal do templo. Oraram, jejuaram e se colocaram de joelhos durante três dias para o propósito deste intento. Deus foi com eles na jornada e adoração com sacrifícios por ver a boa mão com Deus.

Cap 9 – Os líderes chegaram até Esdras, declaram os pecados do povo, sobretudo, sacerdotes e levitas, que se uniam com outros povos. Esdras ficou atônito, arrancou barba e cabelo. Orou ao Senhor e pediu perdão pelos pecados do povo.

Cap 10 – O povo ouviu a intercessão de Esdras e se reuniram junto dele. Houve arrependimento, tomaram a decisão de obedecer a Deus e deixarem as mulheres pagãs e os seus filhos mistos que foram mandados embora.

Pastor Roberto Soares

Compartilhe