Cap 1 – Paulo saúda os crentes de Éfeso. A eleição e predestinação para a igreja estão em Cristo para sermos filhos, santos e louvor para Deus. Este plano de salvação foi pronto desde fundação do mundo. Cristo é o nosso regaste, o seu sangue é o preço para perdoar nossos pecados, a unidade do céu e da terra, o homem se torna a herança de Deus com o selo do Espírito Santo. O procedimento de fé em Cristo e amor ao próximo dos Efésios é lembrado por Paulo nas suas orações. O entendimento da grandiosidade da obra de Cristo em poder que o tornou a cabeça da igreja acima de todas as coisas.
Cap 2 – O homem está morto por causa do pecado e dominado pelo príncipe deste mundo, o Diabo. Porém, o Senhor nos deu vida em Cristo por sua riqueza de graça. A salvação é gratuita, por meio da fé e vem de Deus. Não por mérito humano, para glória pessoal. Os gentios estavam sem a promessa da salvação, apenas os judeus tinham. Agora em Cristo foi destruído tudo que impedia, pela morte de cruz e o seu sangue. O fundamento é Cristo a pedra, doutrina dos apóstolos e profetas, para edificação espiritual de Deus e templo santo.
Cap 3 – Paulo está preso, pelo motivo da pregação do evangelho para os gentios. Trouxe a revelação e distribuiu a graça de Cristo, porque os gentios são coerdeiros desta promessa. A igreja tem a finalidade de revelar a multiforme sabedoria aos poderios celestiais. Não desanimem por causa dessa tribulação. A oração para conhecer a Cristo em seu máximo para que Deus habite por meio do amor e da fé. Para saber que o poder do Espírito Santo é maior para conceber mais do que pensa e pede para a glória de Deus.
Cap 4 – O dever do cristão é manter a unidade do Espírito para a paz, para sermos um como Deus é um. Jesus distribuiu dons segundo a sua medida de graça para os homens. Para se tornarem: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Tendo em vista o aperfeiçoamento da fé, na doutrina de Deus e plenitude em Cristo. Para não sermos enganados por ventos de doutrinas astutas de homens e fraudulentas. Mas com objetivo de crescer na cabeça que é Cristo, para ser um corpo bem ajustado em amor. Não podemos viver com a natureza antiga, mas com a natureza de Cristo. Deixando tudo que é maldade para bondade aprendia em Cristo.
Cap 5 – Devemos ser imitadores de Cristo em amor. Não tenha nenhuma conduta imoral, indecente e idolatra que não herdar o reino de Deus. Não seja cumpres das trevas. Tenha frutos espirituais, porque Deus aprova. Cristo esclarece que está dormido, não perca o tempo, entenda a vontade de Deus. Encher do Espírito Santo e não do mundo. Fale salmos, hinos, cânticos espirituais e agradece a Deus e sujeite aos outros. O marido e a esposa são símbolos de Cristo e a igreja.
Cap 6 – Deveres de filhos com os pais e pais com filhos. Servos com os seus senhores e senhores com servos. Temos uma luta espiritual e devemos vestir da armadura de Deus para resistir o dia mal e se preparar para pregar o evangelho. Paulo enviou Tíquico para dá informações ao seu respeito. Encerra abençoando com a paz e recomendando a graça e o amor à Cristo.
Pastor Roberto Soares