Capítulo 1: (1-2): Saudação e bênçãos de Paulo e Timóteo aos crentes que estão em Colossos. (3-8): A oração de ação de graça por essa igreja, por motivo da fé e amor entre os irmãos. O entendimento da graça o qual produz uma esperança e frutificação que foi instruído por Epafras nosso conservo e fiel ministro de Cristo. (9-12): A oração do apóstolo é que a igreja faça a vontade de Deus, tenha entendimento espiritual, ande de modo digno e aumente na realização da obra. Com a força e poder de Deus, persistindo e pacientes para herdar a luz da eternidade. (13-23): A libertação das trevas para o reino de Cristo. O perdão dos pecados por meio de Jesus. Que é a imagem de Deus e o primeiro ou supremo na criação. Todas as coisas existem e foram feitas por causa de Jesus. É o líder da igreja, o primeiro entre os mortos, em tudo tem a prioridade. O máximo de Deus está em Cristo. Trouxe a paz pelo seu sangue na cruz que reconciliou tudo nele. A fim de que nos tornem santos, inculpáveis e irrepreensíveis até herdar a eternidade. (24-29): Paulo se alegra pelos sofrimentos para distribuir o conhecimento do evangelho para a igreja. A revelação de Cristo que estava oculta para a esperança da glória das nações. Para ensinar a sabedoria sobre Cristo e apresentar a Deus o homem perfeito.
Capítulo 2: (1-5): O esforço e a preocupação de Paulo com as igrejas a fim de que entendam a Cristo, para não serem enganados com palavras falsas. (6-7): Recebeu Jesus como Senhor, seja igual a ele e faça as suas obras com gratidão. (8-15): Havia o pensamento que Cristo não era suficiente para trazer a salvação. Então, Cristo é Deus sendo ele mesmo a circuncisão, o primeiro sobre os poderes do universo. A morte da cruz, o seu sepultamento e ressurreição, quando nos identificamos com Cristo, o escrito com todas as nossas dívidas são canceladas. Os poderes espirituais foram expostos na Cruz pelo triunfo de Jesus. (16-19): Não tenha julgamento das coisas da antiga aliança são representações futuras de Cristo. Atenção contra a falsa humildade, culto de anjos e visões da mente humana, não é fundamenta na doutrina de Jesus e não crescerá em Deus. (20-23): Ensinos humanos não produzem o culto verdadeiro para Deus.
Capítulo 3: (1-4): A prioridade são as coisas do céu e não da terra. Para que alcancemos a glória de Deus (5-11): A natureza humana provoca a ira de Deus. São obras pecaminosas. Agora é revestida pela natureza de Cristo para a salvação. (12-17): São virtudes para o aperfeiçoamento da vida espiritual. (18:25; 4:1): São atitudes sociais entre as pessoas para que o Senhor seja louvado.
Capítulo 4: (2-6): Fazer orações constantes e com ações de graça. Se capacitar para aproveitar as oportunidades para pregar o evangelho. (7:9): Tíquico e sua companhia Onésimo vão informar o propósito e o estado de Paulo para aos Colossenses. (10-17): Saudação de Aristarco, Marcos o receba. Jesus, o Justo é um cooperador. Saudação para Epafras. Leia a carta para os de Laodicéia. Saudação para Lucas. Arquipo cumpra o seu ministério. (18): Assinou e pediu para lembrar-se da sua prisão. A graça para todos.
Pastor Roberto Soares