Cap 12 – (vs1-2): Vamos analisar os símbolos: Mulher que se encontra grávida para dar á luz: figura da nação de Israel que vai conceber o Cristo para o mundo (Rm 9:3-5). Vestida de sol e a lua debaixo dos pés: figuras que reportam para o relato da criação; foram criados no dia quarto, pois, este número representa a salvação (Gn 1:14-19). Logo, são dois sinais, sol e lua, fala-nos do testemunho (Jo 8:17). Em Gênesis 1:14 explica a sua finalidade, para sinais, tempo determinados, dias e anos. Lembra-nos que o Senhor Jesus nasceu na plenitude do tempo, para remir os homens e trazer a doação de filhos (Gl 4:4-7). Com uma coroa de doze estrelas: José sonhou que os seus irmãos eram estrelas, pai e mãe, o sol é a lua (Gn 37:9). Pelo fato, que da geração de Israel sairá o Cristo (Gn 49:10). (vs 3-6): A figura de um dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres e sete diademas: sistema de satanás sobre o mundo (Jo 12:31, Rm 12:2, I Jo 5:19). O dragão arrastou terça parte das estrelas e foi lançado na terra. Ou seja, Satanás e os seus anjos sobre a terra para destruir a criança, que é Jesus (Lc 10:18, Jd 1:6, Mt 2:13-18). O filho é Jesus para reinar, cumpriu seu propósito e voltou para sentar nos céus (Sl 2:6-9; Mc 16:19). Israel foge para o deserto, para ser alimentado durante o período de 1260 dias (Três anos e meio). Agora, com Jesus juntamente inaugura a sua igreja, judeus convertidos e gentios convertidos. (Ef 2:13-18). É o período da tribulação de 7 anos, que se divide em duas partes: 3 anos e meio, que aponta para o fim (Dn 9:23-27). (vs 7-12): Conflito nos céus, Miguel, o arcanjo que guarda Israel (Dn 12:1, Jd 1:9) e os seus anjos contra Dragão e os seus anjos. O Dragão não tem mais lugar nos céus (Ef 2:2) e será lançado na terra com seus anjos. Dragão é antiga serpente, Satanás, o Diabo, enganador do mundo habitado por pessoas (oikoumené)(2 Co 2:10-11). Uma voz do céu, dizia: chegada é a salvação, reino de Deus, poder de Cristo, o acusador é derrubado, pois, acusava dia e noite contra os irmãos (Jó 1:6-12). Neste período vencerão pelo sangue de Cristo e pela palavra do testemunho até com a própria morte. Alegria nos céus, daqueles que nele habita. Ai dos que estão na terra, o diabo desceu com ira, o tempo é pouco. (vs13-18): O dragão foi atrás da mulher (Israel) durante a história para destruí-la. Com asas foi levada ao deserto para ser protegida; a terra ocultou das águas que o Dragão lançou na mulher. Dragão ficou irritado contra a mulher, saiu para guerrear contra o restante da descendência, os que guardam os mandamentos e o testemunho de Jesus. Ou seja, da igreja de Cristo. Durante a história podemos observar a perseguição para destruí-la (Jo 10:10). O Dragão parou sobre areia do mar.

Cap 13 – (vs1-10): A visão de João de uma besta que subiu do mar. O mar significa as nações do mundo. Tinha sete cabeças, dez chifres, dez diademas, e nas cabeças nome de blasfêmias. A palavra besta significa animal selvagem ou com natureza brutal. Os chifres são reis da terra. Entende se que esta besta é o poder político do mundo. (Mt 4:8-11) A visão da besta era como Leopardo, os seus pés como de urso, boca como leão, o dragão (Satanás) dá o seu poder, trono e grande autoridade. Lembra-nos do entendimento da profecia de Daniel 7. São quatro reinos e três já se levantaram, falta o último e terrível que será para o fim, será diferente dos outros, e vai lutar contra os santos, mudará tempos e lei, blasfemará contra o Senhor. É interessante que essa besta receberá heranças culturas dos outros reinos que existiram; que são pagãos e contrários a santidade do reino de Deus. Havia uma cabeça com ferida mortal e foi curada, a terra admirou a besta. A cabeça significa autoridade. (vs4-5): Fez uma comparação quem seria como a besta, e quem poderão batalhar contra ela; é exatamente o significado do nome Miguel que significa quem é como Deus. Será dentro do período de 42 meses (três anos e meio). (vs6-10): A besta vai lutar contra os santos e vencê-los, blasfêmias contra Deus, o tabernáculo e os que habitam no céu. As tribos, as línguas e nações serão para a besta, os que adorarão serão os que não estão escrito no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Ouvir que será um tempo de cativeiro e de morte, a paciência e fé é para os santos. (vs11-18): A besta sobe da terra. A terra fala-nos de um homem, pois, o homem foi feito da terra (Gn 2:7). Era um cordeiro com dois chifres que falava como dragão. Imitação do cordeiro de Deus, Jesus (Jo 1:29). Então, é anticristo, o filho da perdição ou falso profeta (2 Ts 2:3-4). A função desta besta é ser igual à primeira, fazer que todos adorem a primeira que foi curada da ferida mortal. Fará sinais e até fogo do céu descer. Enganará os habitantes por causa dos sinais, vai fazer uma imagem da besta que foi ferida e curada. A imagem da besta recebeu um espírito para falar e quem não adorar a imagem será morto. Todos sem distinção, pequenos ou grandes, rico ou pobre, livre ou servo; terão um sinal na mão direita ou na testa para comprar, vender, será para aquele que tem sinal, o nome da besta e o número do seu nome. O número de um homem que é 666.

Cap 14 – (v1): O cordeiro é Jesus (Jo 1:36) no monte Sião a cidade de Davi (Sl 125:1-2, 2Sm 5:7) com 144.000(Ap 7:4) em suas testas escritos o nome Dele e do Pai. (v2): A voz do céu como muitas águas e como trovão (Sl 29:3, 1Rs 19:11-12), e também voz de harpistas que tocavam suas harpas. (v3): Cantavam um cântico novo ( Sl 98:1), diante do trono, dos quatro animais e dos anciões. Apenas 144.00 podiam aprender, porque foram comprados da terra. (v4): São aqueles que não se contaminaram com mulheres, porque são virgens (Mt 19:12). Seguem o cordeiro para onde vai. Dentre os homens foram primícias compradas para Deus e o cordeiro (Ef 5:25-27). (v5): Não há engano na boca deles como é Satanás (Ap 12:9), são irrepreensíveis diante do Senhor (Ef 1:3-4). (vs 6-7):O anjo voando com o evangelho eterno para proclamar sobre toda a terra, nação, povo, língua e tribo. Dizendo: Temei a Deus, dai-lhe glória, porque é vinda a hora do seu juízo. Adorai o criador do mundo. Isto é o anúncio final que vai acontecer sobre a terra. (v8): O segundo anjo anunciou: caiu a Babilônia, grande cidade, que deu as nações a beber vinho da ira da sua fornicação. Babilônia significa: confusão. Ou seja, sistema maligno de satanás. O vinho representa a luxúria do mundo, desejos pecaminosos da carne. O termo fornicação é porneia do grego. Significa prostituição, imoralidade e Idolatria. (vs9-11): O terceiro anjo saiu, dizendo em voz alta: o que adorar a besta e a sua imagem, receber o sinal na mão e na testa. Vão beber o vinho da ira de Deus que foi derramado no cálice da ira (Sl 6:1, 75:8), será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e o cordeiro (Mt 25:41). A fumaça do tormento sobe para todo sempre, não tem descanso nem dia e nem de noite os adoram a besta e sua imagem, aquele que receber o sinal do seu nome. (v12): A paciência dos santos, os que guardam os mandamentos e a fé em Jesus. (v13): Escreve: bem aventurado o que morre no Senhor, descansa dos trabalhos e obras seguem (Sl 116:15, Fp 1:21). (vs14-16): A visão de uma nuvem, assentado um como filho do homem, coroa de ouro e foice afiada. O tempo chegou para ceifar, a terra está madura. O tempo de ceifar os escolhidos de Deus (Mt 24:30-31). (vs17-20): Outro anjo saiu com foice afiada, ordenou ceifar os cachos da vinha da terra. Depois, lançar no lagar da ira de Deus. Foi pisado no lagar fora da cidade, chegou o nível dos freios do cavalo, numa distância de 300 quilômetros (Is 63:1-4).

Cap 15 – (v1): O sinal grande admirável no céu: sete anjos com as sete últimas pragas para consumação da ira de Deus. Jesus afirmou que haveria a consumação do século (Sf 1:2), ou seja, a manifestação do fim com a ira de Deus (Sl 6:1, Is 13:19). Mas não deveríamos preocupar, porque estaria conosco (Mt 28:20). A missão será dos anjos que virão com as sete pragas (Sl 104:4, 78:49). (v2): A visão de um mar de vidro misturado com fogo, os que tinham vencidos a besta, e as sua imagem, o número do seu nome, (Ap 2:7;11;17;26-27; 3:5;12;21) estavam juntos do mar de vidro e tinham harpas de Deus. (Sl 150:3) (vs3-4): Cantavam um cântico de Moisés (Ex 15:1) e o cântico do cordeiro (Ap 14:1-4), dizendo: Grandes e maravilhosos são tuas obras, Senhor Deus Todo Poderoso (Sl 19:1; 96:3-4). Justos e Verdadeiros são teus caminhos, o Rei dos Santos (Sl 16:11; 73:1; 149:1). Quem não te temerá Senhor (Pv 1:7), magnificará seu nome (Sf 3:9), pois é Santo (Sl 22:3), por isso as nações virão e se prostrarão, os seus juízes serão manifestos (Jl 3:1-2). (v5): A visão do templo do tabernáculo do testemunho se abriu no céu. É importante lembrar que o tabernáculo de Moisés foi dado pelo Senhor, foi uma cópia que já existia no céu (Ex 25:8-9; Hb 8:5, Cl 2:16-17). (v6): Então, saiu sete anjos com as sete pragas do templo, vestido de linho puro e resplandecente, cingidos com cintos de ouros pelos peitos. A vestimenta desses anjos de linho puro e resplandecente nos fala de justiça de Deus. Cintos de ouro nos fala a respeito do valor dessa justiça divina. (v7): Um dos seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheio da ira de Deus que vive para sempre. A taça significa o destino que será executado. (v8): O templo encheu da fumaça da glória de Deus e do seu poder, ninguém podia entrar no templo, até que consumassem as sete pragas dos sete anjos.

Cap 16 – (v1): Deus criou tudo pela palavra, dizendo: Haja [Hayah: Existir, ser] (Gn 1:3; Hb 11:3). É interessante que há o mesmo comando, através da grande voz [Megas Foni] que saiu do templo para que os sete anjos derramassem as sete taças da ira de Deus sobre a terra. A destruição será para um novo começo (Is 66:22). (v2): Primeira taça derramou sobre a terra, trouxe chaga má e dolorosa sobre os que tinham a marca da besta e adoraram a imagem da besta. Podemos salientar que no Egito aconteceu uma praga igual (Ex 9:8-11). Há diferença entre os seguidores de Cristo que não serão atingidos (Ml 3:18).(v3): Segunda taça derramou no mar, que tornou em sangue, morreu toda alma vivente. Houve no Egito no rio Nilo as águas se tornaram sangue e houve morte (Ex 7:17-21). (vs4-7): Terceira taça derramou sobre rios e fontes de águas que se tornaram sangue, ou seja, morte. Comparamos a terceira trombeta, que caiu a estrela de absinto sobre os rios e fontes de água, trouxe morte à terceira parte (Ap 8:10-11). Havia um anjo nas águas que glorificou o Senhor por sua justiça e juízo. O sangue dos santos e dos profetas que foram mortos, assim, o sangue destes que são merecedores para que o Senhor seja o juízo com equidade sobre os que mataram. O testemunho de dois é verdadeiro, pois, outro anjo no altar testificando a afirmação do primeiro ( Jo 8:17). (vs8-9): Quarta taça derramada sobre o sol, para queimar os homens. Foram abrasados os homens, com efeito, houve blasfêmias contra o SENHOR (1Tm 1;20), não se arrependeram para lhe darem glória. A falta de arrependimento para experimentar o perdão dos pecados (At 3:19). (vs10-11): Quinta taça derramada sobre o trono da besta (Ap 2:12-13), o seu reino se fez tenebroso, por motivo que antes era de paz agora se revela o que é realmente (1Ts 5:1-5). Em consequência, mordiam línguas de dores e pelas chagas, logo, blasfemavam contra o SENHOR e não se arrependeram das suas obras. (vs12-16): Sexta taça derramada sobre grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente. O rio Eufrates é de 2.800 km, passa pelo Iraque, Turquia e Síria, até chegar golfo pérsico. E da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta vir sair três espíritos imundos, como rãs. São demônios que fazem prodígios de mentira (Mt 24:24, 2Ts 2:9-10), vão ao encontro com os reis e do mundo para uma batalha, no dia do SENHOR no Armagedom (Jl 3:14-17). (v15): Advertência para vigiar até que o Senhor volte. (vs17-21): Sétima taça derramada no ar, uma grande voz disse: Está feito. A natureza se manifestou, um grande terremoto como nunca houve. A grande cidade se dividiu em três partes, as cidades das nações caíram; Babilônia lembrou-se de Deus e sua taça de ira que vai beber. As ilhas e montes não existem mais. Houve chuva de pedra de 30 a 45 kg caindo sobre os homens e blasfemavam contra Deus.

Cap 17 – (v1): Um dos sete anjos que tinham das sete taças convidou a João para ver o julgamento da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas. Deus é juiz que sentenciará a prostituta (sistema maligno do inimigo) que se encontra sobre o mundo. (v2): O motivo é porque as autoridades da terra e os habitantes se tornaram impuros e se contaminaram com essa prostituta. (v3): A visão no deserto é de uma mulher assentada sobre a besta de cor escarlata, nomes de blasfêmias e tinha sete cabeças e dez diademas. (v4): A mulher vestida de púrpura (realeza) e escarlata (vermelho) ostentava com ouro, pedras preciosas e perolas tendo um cálice de ouro com abominações e imundícias da sua prostituição. (v5): Na testa estava escrito o seu mistério: Grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações. O serviço sacerdotal da tribo de Levi tinha uma lâmina escrita: Santidade ao SENHOR (Êx 28:26). Logo, o sistema maligno religioso, político, idolatra e com suas feitiçarias, ocultismo, engano e mentiras. (v6): A mulher estava embriagada com sangue dos santos e das testemunhas de Jesus. João ficou admirado com aquela visão. (v7): O anjo questionou a admiração de João, falou que explicaria o mistério da mulher, besta que tem sete cabeças e dez chifres. (v8): A besta que foi, que é e que irá subir do abismo [moradia de demônios](Lc 8:27-33, Ap 20:1). É interessante notar os períodos de domínio da besta, pois, vai restar um último para o fim (Dn 9:26-27). A perdição será para aqueles que não têm os nomes escritos desde fundação do mundo no livro da vida. (v9): O entendimento das sete cabeças são sete montes que a mulher está assentada. (v10): sete reis, cinco já não existem (Egito, Assíria, Babilônia, Persas, Grécia) e um existe que foi (Roma) e outro ainda não tinha vindo (Anticristo), durará pouco tempo. (v11): A besta que era e já não é, é o oitavo, nomeado pelos sete anteriores, que irá para a perdição. (v12): Dez chifres são dez reis que receberão autoridade e reinarão junto com a besta. Podemos lembrar a visão da estátua de Nabucodonosor com dois pés com dez dedos (Dn 2:41-43). (v13): Os dez reis entregarão o poder para a besta, para reinar sozinha. (v14): Combaterão contra cordeiro (Jesus) e o cordeiro vencerá, porque é o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, e com Jesus os seus eleitos, chamados e fieis vencerão. (v15): A prostituta sobre as águas são os povos, multidões, nações e línguas. (v16): Dez chifres e a besta odiarão a prostituta, ficará desolada e nua, comerão a sua carne e queimarão. (v17): Deus colocou esse propósito no coração deles, para terem a mesma ideia e entregar a besta o poder absoluto, a fim de cumprir à palavra do Senhor. (v18): A mulher que é a grande cidade, que reina sobre os reinos da terra.

Cap 18 – (v1): Outro anjo desceu do céu, com grande autoridade e iluminou a terra. (v2): Gritou com voz fortemente, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, prisão de todo espírito imundo, prisão de toda ave imunda e odiável. (v3): As nações beberam do vinho da sua ira de imoralidade, os reis se prostituíram com ela, e os mercadores se enriqueceram com suas luxúrias. (v4): Outra voz do céu, dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e receba as suas pragas. (v5): Chegou ao céu o acumulo de pecado e a iniquidade foi lembrada por Deus. (v6): Retribua-lhe todo mal que os fez, devolva lhe em dobro todas as suas obras, o cálice que vos embriagou, seja dobrada a sua porção (v7): A arrogância que viveu com glória e luxo devolva lhe com tormento e pranto. Porque no coração dizia: Eu sou a rainha, não sou viúva e verei jamais a tristeza. (v8): O julgamento do Senhor virá em um dia, com as pragas, a morte, e o pranto, a fome e será queimada. (v9): Os reis que se prostituíram com ela, participaram das suas luxúrias, viram a fumaça do seu incêndio, chorarão e prantearão. (v10): De longe por causa do tormento da cidade, gritarão: Ai, ai daquela grande cidade de Babilônia, cidade poderosa, pois em uma hora chegou sua condenação. (v11): Os negociantes chorarão e prantearão por causa dela, porque ninguém mais compra das suas mercadorias. (v12): utensílios valiosos de ouro, prata, bronze, de ferro, pedras preciosas, roupas finas, madeiras (v13): perfumes, alimentos, bebidas, animais, carros, corpos e almas de pessoas. (v14): Eles dirão o desejo dos frutos não terão mais, as riquezas e esplendor da cidade não existirá mais. (v15): Os negociantes destas coisas se enriqueceram por causa dela. De longe com medo chorarão e lamentarão. (v16): Falavam: Ai, ai daquela grande cidade, vestida de linho fino, escarlata, púrpura, adornada de ouro e pedras preciosas, numa hora foi arrasada todas suas riquezas. (vs17-19): O lamento dos negociantes, marinheiros e piloto das embarcações marítimas, por ver a grande cidade destruída e queimada pela fumaça do fogo. Com a mesma declaração de ai da grande cidade pelas os negociantes marítimos enriqueceram por ela, e foi assolado por uma hora. (v20): Alegra-te o céu, e também vós, santos apóstolos e profetas, pois Deus julgou em retribuição o que ela fez a vocês. (v21): Um anjo poderoso tomou uma pedra de tamanho de moinho, lançou no mar, para comparar como a grande Babilônia será atingida. (v22): Não haverá mais alegria nesta cidade com festas e músicos. (v23): A cidade não mais existirá em seu funcionamento, por causa, de todo o engano e feitiçaria que iludiram os mercadores e grandes do mundo e todas as nações. (v24): Achou sangue dos profetas, dos santos e de todos os moradores mortos da terra.

Cap 19 – (v1): No céu uma voz de grande multidão, que dizia: Aleluia! (Sl 117). Salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus. (v2): O Senhor julgou com verdade e justiça a prostituta que corrompeu a terra com sua fornicação, e cobrou dela o sangue dos seus servos (Sl 9:7-8). (v3): Outra vez disseram: Aleluia, a fumaça dela sobe para todo sempre. (v4): Os vinte e quatro anciões e quatro animais dobraram-se os joelhos e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Aleluia (Sl 148:1-2). (v5): Saiu uma voz do trono, que dizia: Louvem nosso Deus, todo vocês, seus servos, vocês que temem, tanto pequenos e grandes. (v6): Ouvi algo semelhante à voz de multidão, como voz de muitas águas, e a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois o Senhor Deus Todo poderoso reina. (v7): Regozijemo-nos, demos-lhe glória, porque vindas às bodas do cordeiro e a sua noiva já se aprontou. (v8): A vestimenta de linho fino, puro, resplandecente, linho fino são os atos justos dos santos. (v9): O anjo me disse, escreve: Felizes os convidados para o banquete do cordeiro. E disse: Estas são as palavras verdadeiras de Deus. (Mt 25:1-13) (v10): Lancei aos pés do anjo para adorá-lo, disse-me: não faça isso, pois sou conservo de você e dos seus irmãos, que têm testemunho de Jesus. Adora a Deus, porque o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. (vs11-16): Viu o céu aberto, eis o cavalo branco, o seu cavaleiro chama fiel e verdadeiro. Ele julga e peleja com justiça. Os olhos como chama de fogo, sobre a cabeça muitas coroas, tinha um nome escrito, ninguém sabia senão ele mesmo. Está vestido com um manto de sangue, e o seu nome Palavra de Deus (Is 63:1-6). Os exércitos do céu o seguiam; vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir as nações. Ele as governará com vara de ferro. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo Poderoso. (Sl 2:1-10) Em seu manto e coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. (vs17-18): O anjo que estava no sol, clamava que todas as aves viessem para o banquete de Deus. Para comerem carne de reis, generais e poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos: livres e escravos, pequenos e grandes. (vs 19-21): A besta e os reis da terra reunidos para guerrear contra o cavaleiro do cavalo branco e seus exércitos. A besta e o falso profeta foram presos. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre (Mt 25:41) Os demais foram mortos com a espada que saía da boca daquele que está montado no cavalo. E todas as aves se fartaram com a carne deles.

Cap 20 – (vs1-6): Um anjo acorrentará a antiga serpente (Satanás) no abismo, para não enganar o mundo durante o período de mil anos. A visão de tronos que pessoas assentarão para julgar. Pessoas que foram degoladas pelo fato do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, outras que não adoraram a besta e nem sua imagem, não receberam na sua mão e testa; reinarão com Cristo durante mil anos e serão sacerdotes de Deus. Duas ressurreições: a primeira com Cristo para reinar durante mil anos e não sofreram a segunda morte. A segunda daqueles que não creram em Cristo para o julgamento e condenação. (vs7-10): Depois de mil anos é solto Satanás, para seduzir as nações, com Gog e Magog [(Rei de Magog, descendente de Jafé, Rei das nações pagãs) para combater os santos na cidade amada (Jerusalém); fogo desceu do céu para consumi-los]. O Diabo foi lançado no lago de fogo e de enxofre, onde estava a besta e o falso profeta. O tormento será de dia e noite, pelos séculos e séculos. (vs11-15): Jesus fará o julgamento sentado no trono branco. O céu e a terra fugirão diante dele. Várias pessoas de pé junto ao trono, os livros serão abertos e o livro da vida. Julgados serão pelas obras pecaminosas, o mar e o inferno entregarão os seus mortos. A morte, o inferno e os que não estão inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo, que é a segunda morte.

Cap 21 – (v 1): João viu uma nova criação, o primeiro céu e a primeira terra passarão (Is 65:17; 66:22) e o mar não existirá. O mar é o símbolo de caos na criação (Gn 1:1-2). Logo, será uma criação perfeita. (v 2): A Jerusalém (Veremos a paz) a cidade santa, que descerá do céu, presente de Deus (Jo 3:27), como noiva adornada para o marido, ou seja, preparada para a união (Ef 5:25-27). (v 3): Uma voz do céu, falará: O Tabernáculo de Deus habitará com os homens, Deus estará entre eles e serão o seu povo (Lv 26:11-12 cf. Mt 1:19-23). (vs 4-5): Não existirá lágrimas (Mt 5:4), nem morte(Is 25:8; 28:18), nem pranto (Is 61:3), nem lamento, nem dor (Is 53:4-5) por causa que passarão as primeiras coisas. O Senhor que está no trono, afirmará: faço novas coisas (2Co 5:17) e escreve estas palavras são dignas e fieis. (vs 6-7): Jesus é alfa e Omega, princípio e fim (Cl 1:15-18). Jesus é a fonte de água viva, que dará de graça para aqueles que tiverem sede (Jo 4:10). O vencedor em Cristo herdará essas bênçãos, será filho de Deus (1 Co 15:57 cf. Jo 1:12-13, Is 8:18). (v 8): A segunda morte, o lago de fogo e enxofre será para os pecadores: tímidos, incrédulos, homicidas, imorais sexuais, feiticeiros, idolatras e mentirosos etc. (Gl 5:19-21 cf. 1Co 6:9-10, Ml 3:5). (vs 9-14): Um dos setes anjos que tinha uma das sete taças das sete últimas pragas, mostrou a João a noiva do cordeiro (Jo 1:36). O anjo conduziu João em Espírito para alto de uma montanha (Is 2:2), mostrou à santa cidade, a Jerusalém que descerá do céu dado pelo SENHOR. A cidade tem a glória de Deus, brilha como pedra preciosa, como jaspe e clara como cristal (Sl 19:1, 27:1). A cidade tem muralha grande e alta, com doze portas, escrito os nomes dos doze filhos de Israel e tendo um anjo em cada uma. São três portas no oriente, no norte, no sul e no ocidente. Doze fundamentos na muralha que tem o nome dos doze apóstolos. (vs 15-21): O anjo tinha um vara de ouro para medir a cidade e a muralha. A cidade era quadrada e as suas medidas 2200 quilômetros (doze mil estádios) e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. O muro mediu 65 metros (44 côvados) de espessura, a medida de homem, que anjo usava. O muro era feito de jaspe, a cidade de ouro puro com vidro puro. Os fundamentos do muro eram enfeitados por doze pedras preciosas. E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. (vs 22-27): O templo é o próprio Deus e o cordeiro. A luz da cidade é Deus e o cordeiro sua lâmpada. As nações andarão na luz e trarão suas riquezas. Suas portas estarão abertas sempre. A glória e a honra serão para ela. A cidade é para os inscritos no livro da vida e nenhum pecador entrará.

Cap 22 – (v1): Do trono do cordeiro e de Deus fluía um rio de água viva, claro como cristal (Sl 46:4, Zc 14:8 cf Jo 4:10). (v2): No centro da praça e de ambos os lados do rio estava à árvore da vida (Jo 15:1, Gn 2:9 cf. Pv 3:18), dando fruto todos os meses e as sua folhas servem para a cura das nações (Is 53:11 cf. Pv 11:30, Jr 33:6-9). (v3): E nunca mais haverá maldição (Gl 3:13-14, Cl 2:13-14 cf. Rm 8:18-23, Gn 3:1-19), o trono do cordeiro e de Deus estará nela, e os servos servirão. (v4): E enxergarão o seu rosto, e o seu Nome estará sobre as suas testas (I Co 13:12 cf 1 Jo 3: 2 cf. Ez 9:3-4). (v5): Não terá mais noite, não precisará de lâmpada e nem sol, Senhor Deus vai iluminar (1 Jo 1:5 cf 1 Tm 6:14-16), e eles reinarão para sempre. (v6): O anjo disse: Estas palavras são fieis e verdadeiras. O Senhor Deus dos santos profetas enviou o seu anjo, para avisar os servos das últimas coisas (Am 3:7 cf. 2 Pe 1;10-11). (v7): Jesus virá em breve (At 1:9-11 cf. 1 Co 11:26, Jo 14:1-4). Feliz aquele que guardar a palavra desta profecia (Pv 24:18). (vs 8-9): João é a testemunha dessa revelação (Lc 24:48). Prostrou-se para adorar o anjo que tinha revelado essas coisas. Porém, o anjo advertiu para não adorá-lo, pois era conservo dele, dos irmãos, dos profetas e dos que guardam as palavras deste livro (Hb 1:14 cf Sl 104:4) . Então, adore a Deus (Ex 20:1-6 cf Cl 2:18). (v10): Não se pode ocultar as palavras da profecia deste livro (Mt 10:26-27 cf. Is 58:1), o tempo está próximo (1 Pe 4:7). (vs11-12): O injusto será mais injusto, sujo será mais sujo, o justo será mais justificado, santo será mais santificado. Em breve virá, o Senhor tem a recompensa para dar cada um segundo sua obra. (vs 13-14): Jesus é o primeiro e o último, o começo e o fim. Felizes os que lavam as suas vestes no sangue do cordeiro (Jo 1:29 cf. Hb 9:22, 1 Pe 1:19-20), para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. (v15): Ficarão de fora: os cães, os feiticeiros, imorais sexuais, os assassinos, idolatras, todos que amam e praticam mentiras (Gl 5:18-21 cf. 1Co 6:9-10). (v16): Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos entregar este testemunho em relação às igrejas. Eu Sou a Raiz e o prometido Descendente de Davi e a brilhante Estrela da Manhã (Mt 1:1 cf Is 11:1-2, Jr 30: 9, Ez 34:2-24, Nm 24:17 cf. Mt 2:1-2). (vs17-21): A igreja e a noiva clamam pela volta do Senhor Jesus. Oferecem de graça a água viva (Jesus) para aquele que tem sede. Não se pode acrescentar nada a essa profecia e nem tampouco retirar nada dela (Dt 4:2). Por motivo que receberá os acréscimos das pragas e se retirará dele a parte árvore da vida. O Senhor dá o testemunho, dizendo: Sim, venho em breve. Amém. Vem, Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Pr. Roberto Soares

Compartilhe